Blog Widget by LinkWithin
03
Abr 09

Violência doméstica

Violência Doméstica

 

 

 

Causas e Motivos

 
A violência doméstica conjugal é causada pela escolha de um parceiro em agir de forma agressiva em relação ao outro.
Os motivos da violência doméstica não são necessariamente magoar o parceiro, mas sim em manter o poder e controle sobre a vitima.
Em muitos dos casos, a violência doméstica está associada ao consumo de
álcool, pois a bebida torna a pessoa, mais agressiva. Nesses casos o agressor pode apresentar inclusive um comportamento absolutamente normal e até mesmo amável enquanto sóbrio, o que por vezes dificulta a decisão do parceiro em denunciá-lo.

 

O que é?

 

Este tipo de violência e normalmente praticada dentro de casa, usualmente entre parentes. E inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra a crianças, a violência contra a mulher, os maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro.

Estatisticamente a violência contra a mulher é muito maior do que a contra o homem. Em geral os homens que batem nas mulheres o fazem entre quatro paredes, para que não sejam vistos por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho. A maioria dos casos de violência doméstica são classes financeiras mais baixas, a classe média e a classe alta também tem alguns casos, mas as mulheres denunciam menos por vergonha e medo de se exporem à sua família.
A violência praticada contra o homem, embora incomum, existe. O agressor é normalmente a própria
mulher, parentes ou amigos. E é praticada enquado agredido dorme.

É mais frequente o uso do termo "violência doméstica" para indicar a violência contra parceiros, especialmente contra a mulher.

 

Os tipos de violência

 

A violência domestica divide-se em 3 tipos:

-A VIOLÊNCIA FISICA:
A violência física consiste basicamente no uso da força com o objectivo de magoar, e deixa ou não marcas evidentes. São comuns murros e chapadas, agressões com diversos objectos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes.

Quando as vítimas são homens, normalmente a violência física não é praticada directamente. Tendo em vista a habitual maior força física dos homens, havendo intenções agressivas, esses factos podem ser cometidos por terceiros, como por exemplo, parentes da mulher ou profissionais contratados para isso. Outra modalidade é as agressões em que e apanhado o homem de surpresa, como por exemplo, durante o sono.

-A VIOLÊNCIA PSICÓLOGICA :

A Violência Psicológica ou a Agressão Emocional, às vezes é igual ou mais prejudicial que a física.

É caracterizada pela rejeição, discriminação, humilhação e desrespeito exagerados. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes profundas para toda a vida.


-VIOLÊNCIA VERBAL:
A violência verbal está directamente relacionada com a violência psicológica. Alguns agressores verbais dirigem os seus insultos contra outros membros da família, principalmente em momentos em que estes estão na presença de estranhos.

Em consequência da sua menor força física a mulher tende especializar-se na violência verbal mas, de facto, esse tipo de violência não é um direito exclusivo das mulheres.

 

 

publicado por ana às 16:27

posts recentes

A Cidadania de A a Z

...

arquivos
pesquisar
 
Posts mais comentados
comentários recentes
A fundação da Juventude está a promover um Concurs...
Faz algum sentido meterem um jogo de sinais de trâ...
mais sobre mim
Curiosidades
Sabias que... Mesmo que se colocassem barragens em todos os rios do mundo ou turbinas eólicas em todos locais com vento, isso não bastaria para alimentar as necessidades energéticas de todo mundo. No entanto, bastaria cobrir 1,5 % da Europa com painéis fotovoltaicos para o conseguir.

JOGOS

visita este site de jogos

é fantástico!!

blogs SAPO