Blog Widget by LinkWithin
03
Abr 09

 

És um herói das alterações climáticas? Testa os teus conhecimentos com o nosso divertido questionário.

 

 
 

Energia. Vamos poupá-la!

Veja o nosso filme
Mapa animado sobre o Aquecimento Global

 

Leia mais sobre como são medidos os gases de efeito de estufa.

 

O efeito de estufa

O efeito de estufa

Download PDF - High resolution [1.8 Mb]

 

Veja o  filme

Veja o nosso filme

 Cada um pode salvar o planeta

 

 

Experimente a nossa Calculadora do Carbono para ver como pode fazer a diferença e assuma um compromisso

 

 

O jogo Living Together! permite-te simular a vida com três amigos num apartamento. A tua missão no jogo é manter as emissões de CO2 o mais baixo possível. Testa as tuas capacidades. O jogo está apenas disponível em inglês.

 

 

 

POLUIÇÃO RADIOATIVA

 

Poluição por Substâncias Radioativas

Atualmente existe uma enorme preocupação com relação às substâncias radioativas. Além dos possíveis acidentes nucleares, o lixo radioativo constitui-se de um enorme problema. Muito frequentemente dejetos radioativos são acondicionados em containers e lançados no mar, em suas regiões mais profundas. Existe, porém, risco de vazamento de substâncias radioativas para o meio. A radiação é muito perigosa, como todos sabem, devido ao seu alto poder mutagênico. Além disso, a percepção da contaminação é difícil, uma vez que ela não tem cheiro, cor ou gosto.

 

daqui

POLUIÇÃO BIOLÓGICA

 

Poluição Biológica

A intervenção do homem nos ecossistemas naturais vem também causando o descontrole nos equilíbrios populacionais. Inúmeros exemplos, como o uso de defensivos agrícolas (que exterminam predadores naturais e selecionam espécies resistentes), a introdução de espécies em ecossistemas isolados (a Austrália é um bom exemplo). As atividades humanas estão reduzindo enormemente a diversidade de espécies de organismos vivos encontrados em nosso planeta (chamada de biodiversidade). Milhares de espécies de animais, plantas e outros seres vivos já foram extintos pela ação direta ou indireta do ser humano. Mais importante do que a ação predatória direta do homem, é a destruição dos ecossistemas naturais, substituídos por pastagens e lavouras, que leva inúmeras espécies de macro e microorganismos à extinção. Isso representa não só uma perda de valores espirituais, estéticos e turísticos, mas também ao desaparecimento de fontes de novos remédios, substancias químicas e alimentos produzidos por esses organismos, os quais são destruídos antes mesmo de serem conhecidos e utilizados pelo ser humano. O estabelecimento de reservas, áreas de preservação e uso mais racional dos ecossistemas é fundamental para a preservação da biodiversidade.

 

 

CHUVA ÁCIDA

Nos gases produzidos por fábricas e motores (em especial quando há queima de carvão mineral) são liberados para a atmosfera óxidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da água produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a uma chuva com pH muito ácido. A chuva ácida gera um desequilíbrio nos sais minerais dissolvidos nos solos rios e lagos levando a morte de árvores e outros organismos terrestres e aquáticos.

No Brasil, a mata atlântica é extremamente afetada pela chuva ácida, uma vez que muitos centros urbanos e industriais se localizam próximos ao litoral. Em Cubatão (São Paulo) vários programas de reflorestamento têm acontecido nos últimos anos, a fim de proteger as encostas cuja vegetação foi destruída. Além desses efeitos, as indústrias químicas e os motores a explosão, lançam diariamente toneladas de gases tóxicos, metais pesados e outras substâncias no ar. Exemplos:
- chumbo: é assimilado pela respiração. Possui efeitos mutagênicos e atinge o sistema nervoso central.

daqui

DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

 

 

DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Destruição da Camada de Ozônio: Há cerca de 30 km de altitude se situa uma fina camada de gás ozônio (O3). Esta camada desempenha um papel importante ao atuar como um filtro que barra a entrada de radiação ultravioleta, a qual intensa atividade mutagênica. Os cloro-fluor-carbonos (CFCs), usados como refrigerantes (geladeiras e condicionadores de ar), expansores de isopor, etc., atuam destruindo a camada de ozônio, aumentando a penetração da radiação ultra-violeta.

Conseqüências: o aumento da incidência de radiação U.V. aumentaria a taxa de mutações nos seres vivos, atingindo especialmente o fitoplâncton. Para o homem, haveria aumento do índice de câncer (especialmente de pele) e de cataratas.

daqui

 

 

POLUIÇÃO DO AR

 

Poluição do Ar

Intensisficação do Efeito Estufa: Alguns gases como o metano e o CO2 apresentam uma interessante propriedade: deixam a luz do sol penetrar na atmosfera, mas não deixam o calor ser disperso para o exterior da Terra.Causa: a principal causa do efeito estufa é a queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo) e não a devastação das florestas tropicais, como muitas pessoas acreditam. Lembre que as florestas são ecossistemas em clímax, em que o consumo e a produção de CO2 se equivalem. No máximo, as queimadas, pela combustão de biomassa, podem elevar o lançamento de CO2 na atmosfera. Entretanto, a destruição de florestas tropicais pode acarretar graves alterações climáticas, já que o fenômeno de evapotranspiração regula o clima mundial.

Conseqüências: o aumento do teor de CO2 na atmosfera vem acarretando o aumento da temperatura da Terra. Uma das principais mudanças causadas por esse aumento é a mudança da flora característica de várias regiões do mundo (as plantas têm "preferências" climáticas). Um outro fenômeno, mais catastrófico, seria a elevação do nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares. Existe uma vertente de biólogos que especula que a elevação do nível de CO2 poderia aumentar a taxa de fotossíntese mundial, talvez, até, aumentando a produtividade agrícola.

 

daqui

 

 

CHUVA ÁCIDA

 

Chuva ácida

A maior parte das chuvas é ligeiramente ácida por causa de uma pequena quantidade de dióxido de carbono dissolvido e tem um pH de 5,5. A chuva ácida tem um pH entre 5 e 2,2 devido a reação que ocorre entre a água da chuva e óxidos de enxofre e nitrogênio (óxidos ácidos) dando origem a soluções diluídas de ácidos como o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3). A maioria desses óxidos é produzida como resultado da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos destrói a vegetação aquática e, em consequência, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.

Reações:

Chuva naturalmente ácida:

CO2(g) + H2O(l) --> H2CO3(aq)

Chuva ácida causada pela queima de combustíveis que contém enxofre como impureza (gasolina e óleo diesel):

I - Queima do enxofre:

S + O2 --> SO2

II - Transformação do SO2 em SO3

SO2 + ½ O2 --> SO3

III - Reações dos óxidos com água:

SO2 + H2O --> H2SO3

SO3 + H2O --> H2SO4

Chuva ácida causada pelos óxidos de nitrogênio (NOx)

I - Reação entre N2 e O2 nos motores dos automóveis (devido à temperatura elevada):

N2 + 2O2 --> 2NO2

II – Reação do óxido com água:

2NO2 + H2O --> HNO2 + HNO3

 

 

daqui

 LINKS

Poluição das Águas

Poluição Atmosférica

 

Poluição Radioativa

Poluição Sonora

 

Efeito Estufa

 

Animais em extinção

 

 Reciclagem

 

 

 

Alterações Climáticas

São várias as alterações que ocorrem actualmente no clima da Terra.
 
Se quiseres ver o que se passa neste momento com as calotes polares e algumas das preocupações ambientais em todos os continentes, Clica AQUI para visionar um pequeno filme.
publicado por ana às 17:25

posts recentes

A Cidadania de A a Z

...

arquivos
pesquisar
 
Posts mais comentados
comentários recentes
A fundação da Juventude está a promover um Concurs...
Faz algum sentido meterem um jogo de sinais de trâ...
mais sobre mim
Curiosidades
Sabias que... Mesmo que se colocassem barragens em todos os rios do mundo ou turbinas eólicas em todos locais com vento, isso não bastaria para alimentar as necessidades energéticas de todo mundo. No entanto, bastaria cobrir 1,5 % da Europa com painéis fotovoltaicos para o conseguir.

JOGOS

visita este site de jogos

é fantástico!!

blogs SAPO