Blog Widget by LinkWithin
03
Abr 09

 

A OMS - Organização Mundial de Saúde - definiu sexualidade como uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.

            O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo e depende da pessoa, das suas características genéticas, das interacções ambientais, condições socioculturais e outras, conhecendo diferentes etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e senilidade.
Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como a nível sócio-afectivo.

 
Caracteres sexuais secundários masculinos
  • Mudança na voz.
  • Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular.
  • Aumento do tamanho do pénis e dos testículos.
  • Poluções nocturnas.
  • Aparecimento do acne.
  • Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
  • Maior secreção da hormona testosterona
 
 
Caracteres sexuais secundários femininos
  • Alargamento das ancas. Maior acumulação de gordura no tecido adiposo.
  • Desenvolvimento dos seios e das ancas.
  • Menstruação mensal.
  • Aparecimento do acne.
  • Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
  • Maior produção da hormona estrogénio e progesterona.

 As alterações corporais são vivenciadas de forma diferente, de jovem para jovem. Podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor e até ansiedade, nomeadamente em casa, junto dos pais e dos irmãos, e na escola, junto dos colegas e das colegas.
            Por outro lado as hormonas que são responsáveis por estas modificações, produzem um acentuado aumento do desejo sexual e das sensações eróticas. É a partir desta fase que se vai desenvolver a resposta sexual adulta.
            As relações entre os dois sexos também vão sofrer alterações importantes. É frequente professores e pais relatarem situações de afastamento e mesmo hostilidade entre rapazes e raparigas na escola, em casa ou em grupos de amigos.
            Outra manifestação é a constituição de grupos e de espaços ferozmente mono-sexuais (proibição absoluta dos rapazes entrarem nos grupos das raparigas e vice-versa). É como se houvesse um período em que se torna interiormente muito importante mostrar claramente, a si mesmo e aos outros, que se pertence a um sexo bem definido, com características muito específicas e opostas ao outro sexo. 
              
            Existe um misto de hostilidade e de jogo de provocação e sedução. Há um não querer e querer, um não precisar e precisar, um não gostar e gostar.
Outro comportamento importante em alguns dos rapazes e raparigas pré-adolescentes é a masturbação que funciona como uma descoberta do corpo e de novas sensações. Pode ser vivida com um misto de prazer e de curiosidade, mas também com muitas dúvidas ou culpabilidades, dados os comentários negativos ou o silêncio dos adultos sobre este assunto.
            Esporadicamente, alguns adolescentes podem envolver-se em relações sexuais. Este não é, no entanto, um comportamento muito frequente nesta fase de desenvolvimento.
            No entanto, estes comportamentos não são generalizados, o que quer dizer que as fantasias ou preocupações ligadas à sexualidade não sejam uma característica comum.

 

     
 
Queres saber mais? Consulta 
www.sexualidades.com

 

  

 

 

Saúde

Saúde
Sexual e Reprodutiva

 

 

 

Educação

Educação
Sexual

 

 

 

 

Logo Programa Cuida-te

 

 

 

 

 

 

Rapaz e rapariga a conversar

 

 

logotipo Portal da Familia - Pais, Mães, filhos e avós

 

 

sexualidade em linha 808 202 003

 

 

 

Gabinetes de Saúde Juvenil

Sexualidade em Linha - 808 222 003

Linha Telefónica de Informação, Esclarecimento, Orientação e Encaminhamento na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. mais

 

São espaços de atendimento gratuitos, anónimos e confidenciais, na área da saúde, sexual e reprodutiva, existentes a nível distrital, assegurados por uma equipa interdisciplinar. mais

Os jovens junto a um computador 

 

 

 
Atividade 2123 - Tipos de Hímem
Por que as meninas sangram na primeira vez?
Atividade 2122 - Esperma
Você sabe qual a quantidade normal de esperma elimina numa ejaculação?
Atividade 2121 - Como ocorre a ereção?
Saiba um pouco mais sobre essa reação, as vezes, incontrolável.
Atividade 2119 - Pílula do dia seguinte
Lembre-se, a pílula do dia seguinte pode até evitar uma gravidez indesejada, mas não evita a contaminação das diversas DSTs, então... se for fazer sexo... só com camisinha... e que tal esperar crescer, ficar maior. casar... pode né?
1061 - 20 mentiras sobre sexo Atividade Nr. 1061 - 20 mentiras sobre sexo
1064 - Dez coisas que você precisa saber sobre a camisinha Atividade Nr. 1064 - Dez coisas que você precisa saber sobre a camisinha
 
 
publicado por ana às 19:26

posts recentes

A Cidadania de A a Z

...

arquivos
pesquisar
 
Posts mais comentados
comentários recentes
A fundação da Juventude está a promover um Concurs...
Faz algum sentido meterem um jogo de sinais de trâ...
mais sobre mim
Curiosidades
Sabias que... Mesmo que se colocassem barragens em todos os rios do mundo ou turbinas eólicas em todos locais com vento, isso não bastaria para alimentar as necessidades energéticas de todo mundo. No entanto, bastaria cobrir 1,5 % da Europa com painéis fotovoltaicos para o conseguir.

JOGOS

visita este site de jogos

é fantástico!!

blogs SAPO